Sempre achei que aposentadoria era uma coisa que estava tão longe que nem valia a pena pensar nisso.

Até que um dia me dei conta que ja trabalho há mais de 20 anos então, não está tão longe assim, certo?

Esses dias resolvi tirar a duvida: fui ao INSS com minha carteira de trabalho, para ver quanto tempo realmente falta para me aposentar. Também fui conferir se todas as empresas que trabalhei até hoje contribuiram regularmente para o INSS. Tive essa preocupacao pq recentemente alguns amigos descobriram que trabalharam ANOS para empresas que descontaram deles, mas nao repassavam para o governo!!  Contando de hoje, faltam 9 anos, 4 meses e 8 dias!! Tudo ok!

Ainda falta muito tempo? Nao acho...Do jeito que o tempo anda passando rapido, logo ali estarei chegando nesse dia!

Aposentar, no Brasil, está longe de significar parar de trabalhar – pelo menos para quem está na iniciativa privada. Na prática, na melhor das hipóteses você vai passar a ter duas rendas – a do trabalho e a do INSS (e o que vc tiver conseguido poupar até a aposentadoria). Isso se você quiser manter uma vida digna e um padrão parecido com o que tem na ativa. Mas é bom saber que está proximo o dia.

Aposentar também lembra ENVELHECER. Estarei com 51 anos quando a época da aposentadoria chegar. Como estarei até lá? Minha caminhada e meus esforços são de chegar na maturidade com saúde e condições de levar uma vida com qualidade. Ninguém escapa de envelhecer. Mas dá para amenizar os inevitáveis efeitos do envelhecimento no corpo, cuidando da alimentação, exercitando-se regularmente, controlando o stress, dormindo bem, e fazendo exames regulares. Venho fazendo isso há anos. E pretendo continuar fazendo.

Enfim...a contagem regressiva começou, com direito a reguinha no blog e tudo!

Agora é viver plenamente o presente e planejar o futuro que está logo ali na esquina.

Se vc tem dúvidas sobre seu tempo de contribuicao, se ja pode ou nao se aposentar,  se suas contribuicoes estão regulares com a previdencia, entre no site do INSS e agende uma visita. Vale a pena ser um pouquinho precavido e evitar dissabores lá na frente quando vc já estiver velho e doido pra descansar.


Deixe um comentário