Que obesidade é uma doença que pode causar outras doencas, ja eh universalmente aceito.  

É uma doença que tem aspectos metabolicos, comportamentais e psicologicos. E seu tratamento requer tempo , auto-conhecimento e acima de tudo,  mudança no estilo de vida.

Sou gordinha/obesa desde os 10 anos de idade. Estou com 42 anos. Tem ideia do que eh passar 32 anos pensando em emagrecer? Passar décadas achando que você tem um corpo que nao eh o ideal (segundo os padroes de quem mesmo???)? Tem ideia do quanto eu ja gastei em medicos, nutricionistas, remedios, suplementos, academias, tratamentos estéticos, chas e tudo o mais que ensinassem para emagrecer? É um consumo de tempo, dinheiro e energia, e um sofrimento e frustraçao, INCALCULÁVEIS.

Mas nada como a maturidade para enxergarmos a vida por outros prismas. E darmos às coisas a importancia que elas realmente tem. Entao, hoje:

Quero emagrecer para quê? Para alcançar um peso corporal que minha estrutura óssea suporte, sem me causar dores. Um peso que meu corpo consiga suportar sem causar doenças articulares ou cardiovasculares.

Quero emagrecer até onde? Até o limite acima. Hoje tenho 90,7kg. Minha meta eh 78kg. Segundo a tabela do IMC, com 78kg  ainda estarei no sobrepeso. Mas estarei num peso que meu corpo consegue sustentar. É possivel que mantendo o estilo de vida saudavel AD ETERNUM,  emagreca mais do que isso. Mas a meta é essa. Serei MAGRA com esse peso? Nao. Mais magra, obviamente. Mas nao magra para os padroes. Nao eh meu biotipo e ha muito me convenci de que sou bonita como sou, preciso apenas tirar o excesso (beijo no ombro, muah!)

Emagrecer pra viver, e nao viver pra emagrecer. A vida é curta, Mais de 50% da minha expectativa de vida eu ja vivi. E gastei a maior parte desse tempo pensando em emagrecer. Agora quero desfrutar. Viver. E o movimento e alimentação saudavel deixaram de ser um fim em si mesmos, mas sao parte da minha vida e a minha rotina. Sao parte da vida. Quando alcancamos esse nivel de consciencia, a coisa flui.

É CLARO que continuo comendo pizza, sorvete, hamburguer, bolo, churrasco...mas essas coisas sao programadas e nao sao mais o centro da minha alimentacao. Nem é a alimentacao o centro da minha vida e dos meus programas.

Nao tem mais dieta. Nao tem mais reeducacao alimentar. Tem uma nova forma de viver. Que escolhe os alimentos nao pq eles engordam ou emagrecem. Mas pq eles sao nutritivos e ajuam meu corpo a funcionar melhor. Escolhas baseadas nao mais em calorias, mas em nutrientes. Atividade fisica feita como habito. Tao natural como escovar os dentes. Tudo isso leva meu corpo a ser mais saudavel – e por consequencia, mais leve. Claro que como todo habito recem-adquirido, precisa ser mantido – ao menor descuido, tudo volta ao padrao anterior. Mas a vontade de ser saudavel sempre fala mais alto!

E você? Ja aceitou seu corpo como ele é? Ja decidiu fazer o melhor por ele? Já entendeu que nao eh uma dieta que vai mudar a sua saude, mas sim uma mudanca na sua forma de viver? CONSCIENTIZACAO eh a palavra!


Deixe um comentário