Nao sei você, mas eu tenho uma enorme dificuldade
de me encontrar um jeito unico de me organizar hoje em dia. Antigamente era
simples – eu pegava uma agenda e pronto. Mas com o tempo e a variedade de
compromissos que a vida foi trazendo, começou a ficar muito chato ter que
trocar as tarefas de um dia pro outro.
E ai surgiram os smartphones...com suas dezenas de
aplicativos. Ja tentei varios, ja ate postei
aqui. Tava super de boa levando a vida digital, mas comecei a sentir falta
de...escrever!
E ai (re) descobri os planners , que (a meu ver) sao versões
bacanas e bem customizadas das agendas, para uso pessoal. Há blogueiras
incriveis trazendo idéias para nos organizarmos, dos planners mais simples, aos
mais sofisticados.
De tudo que eu vi eu curti a idéia do caderno de organização.
Procurei no youtube e achei esse tutorial da Nara Borges Santana, e foi baseado
nele que criei o meu.
Então, hoje uso um combinado de ferramentas online e offline
para me organizar:
Google Agenda – Para registrar todos os compromissos com data/horario definido para acontecer;
Planner Plus – ele se integra com o google calendar e tem uma
to-dolist bacana, onde consigo colocar minhas tarefas pessoais e
profissionais;
UPDATE: Domingo, 21/fev/2015: Precisei fazer um hard reset no celular e perdi TODAS as tarefas que tinha no planner plus, mesmo tendo feito backup. Vou ter que contar com a memória pra reanotar todas!!! Ainda nao sei se foi um descuido meu ou se simplesmente o app eh assim, mas nesse momento RECOMENDO o app com reservas. Verifiquem como fazer o backup das suas tarefas nele!
Nesse momento estou optando por deixar todas no meu caderno de organização.
UPDATE: Domingo, 21/fev/2015: Precisei fazer um hard reset no celular e perdi TODAS as tarefas que tinha no planner plus, mesmo tendo feito backup. Vou ter que contar com a memória pra reanotar todas!!! Ainda nao sei se foi um descuido meu ou se simplesmente o app eh assim, mas nesse momento RECOMENDO o app com reservas. Verifiquem como fazer o backup das suas tarefas nele!
Nesse momento estou optando por deixar todas no meu caderno de organização.
Evernote – Onde registro meus projetos e tudo o mais que
preciso guardar para acesso rapido.
Caderno de Organização – Registro muitos dos objetivos que
tracei para o ano, como os que estao no projeto 101 coisas em 1001 dias (falo
disso em outro post). Acredito que algum dia vou abandonar o planner plus e
ficar só com o caderno. Será?
Google Drive – Para armazenar arquivos diversos e poupar
tempo, dinheiro e árvores imprimindo coisas (o evernote também pode ser usado
pra isso). A natureza agradece.
Enfim, eu acredito que organização é algo que vou aprendendo
com o tempo. E as ferramentas vao mudando. O melhor é ir buscando a melhor forma
de ser produtivo . E feliz acima de tudo..porque viver pra correr atras do
tempo...nao faz sentido!