Há alguns anos eu venho repensando a forma como levo a minha vida, e  fazendo muitas mudancas na forma de pensar, consumir, viver.

Nossa sociedade nos estimula a consumir continuamente, cria desejos de coisas que nao fazem a menor diferenca na nossa existencia, cria padroes de beleza, atitude e comportamento que muitas vezes colidem com  o que aprendemos de nossos pais. 

Claro que somos seres em constante evolução e algumas mudancas são nao apenas bem-vindas como necessárias. Mas quando nossa vida começa a girar em torno APENAS de ganhar dinheiro para consumir, ter um corpo perfeito (segundo os padroes de quem?!?!?) e ostentar felicidade em redes sociais, tem algo de muito errado ...

Essa semana recebi este texto no facebook, que resumiu o que eu tenho buscado para a minha vida. (Texto de Claudia Arthemise Albuquerque)
Alguém aí disposto a viver uma vida minimalista? Estou começando... 
Ser Minimalista é...
...não gastar mais do que se ganha
...não perder mais tempo com coisas que com pessoas
...sentir vontade e prazer em voltar pra casa após um dia exaustante de trabalho
...é trabalhar para viver e não viver para trabalhar
...é batalhar para conquistar e realizar seus desejos e se sentir feliz com isso
...é ser feliz com o que tem sem aquela necessidade de ter tudo
...não é morar na casa mais chique ou luxuosa e sim na mais feliz
...é ser simples sem ser medíocre
...é saber a diferença entre economizar e ser pão duro e optar pela primeira sem sofrimento
...é saber gastar naquilo que fará a diferença
...Ser minimalista é mais que uma atitude, é uma libertação dos padrões opressores do consumismo, é uma satisfação estranha em ter somente o necessário, é filosofia, matemática, português e ciências. Para alguns um absurdo, para nós uma missão.
Sejamos Felizes Com O Que Somos e Cada Vez Menos Precisaremos Do Que Temos!

Dito isto, me propus para este ano, alem das minhas metas de sempre:
- Nao comprar mais NENHUMA ROUPA durante todo o ano. Tenho mais do que o suficiente.
- Nao comprar mais NENHUM Cosmético (cremes pra rosto, cabelo, corpo) a menos que os que eu tenho acabem ou percam a validade
- Nao comprar mais NENHUMA MAQUIAGEM até que as minhas se acabem ou percam a validade
- Nao comprar mais BOLSAS E ACESSÓRIOS ate o final do ano. Salvo se aquele unico sapato preto de trabalho ir pro espaço.
- Ter contato PESSOAL com pelo menos DOIS amigos diferentes por mês, até o final do ano
- Estar com meus pais SEMANALMENTE
- Doar aquilo que nao me serve mais, mas que serve a alguem. Ja fiz isso com roupas;
- Aprender formas de reaproveitar coisas, ao inves de simplesmente sair trocando tudo em casa;
- Dedicar tempo ao que me traz alegria no dia-a-dia. Nao eh preciso uma viagem programada e cara para ser feliz. Uma ida a um museu tb me da alegria e ha muito tempo nao me permito isso.

Resumindo, a vibe pra 2014 é investir TEMPO e DINHEIRO com o que realmente VALHA A PENA. Com o que agregar alegria, e nao apenas bens. Trabalhar o necessário, estudar o necessário..e VIVER COM QUALIDADE o restante do tempo.
Porque a vida eh curta e frágil. E é nossa missão vivê-la de uma forma que faça sentido.




2 Comentários

  1. Curti! Idem, idem. Tb tô mt consumista até sem poder..rs
    Mas há mt tempo querendo ser minimalista, até por conta do meio ambiente que não sustenta nosso atual padrão de consumo. É insustentável, não tem jeito, mas, como estamos cegos (ou somos cegados?) por conta desse 'vazio' (ou lavagem cerebral?) que a mídia nos incute, acabamos por comprar e comprar sem pensar no futuro do planeta e da humanidade...

    ResponderExcluir
  2. E ler isto me fez relembrar das outras ótimas vantagens de ser minimalista e do quanto ando desviando do caminho. Já paguei mt caro por ter perdido esse foco, mas é assunto-desabafo pra um dos antigos encontros...rs Que nem se se ainda rolam. Só sei que esta cagada me fez amadurecer em velocidade recorde, ainda tô digerindo isso tudo passando por uma fase turbulenta e de reflexão do que quero ser pra minha vida, quem quero ser, assumir meus erros/defeitos/desculpas mentirosas (tipo aquela matéria das mentiras q contamos para nós mesmas), etc...

    ResponderExcluir