Este mês voltei numa nutricionista que gosto muito, a Kelly,  especializada em nutricao esportiva. Sempre falo que nao confio em nenhuma nutricionista que ja vem com aquela folhinha pronta de dieta de 1200kcal. Jogo no lixo na mesma hora!‪#‎soudessas

Bom, alem de nutricionista ela eh formada em educacao fisica, entao tb da dicas de exercicios e faz a avaliacao de percentual de gordura.
\Me consulto com ela desde 2009, e ja fiz 05 avaliacoes, algumas bem espaçadas entre uma e outra. Resumindo o prejuizo dos periodo de 02 anos...entre a primeira consulta em julho de 2009 e a que havia sido a ultima,  em agosto de 2011: 
- Meu peso gordo (quantidade de gordura no corpo) AUMENTOU de 28,200kg para 42,400kg. Isso mesmo. Ganhei 14kg de GORDURA PURA em 2 anos!!!!!! Carrego 42kg de bacon dos quais pelo menos 18kg podem ir embora sem fazer falta alguma;
- Meu peso magro (quantidade de massa muscular principalmente) DIMINUIU 6,5kg. O espaco que o musculo perdeu, a gordura ocupou;
- Meu percentual de gordura que era 32,89% em 2009 (e ja era alto), em 2011 estava em 45,37%.
- DETALHE: Meu peso nesse periodo de 02 anos havia mudado de 85kg para 93kg. OU SEJA, embora na balanca so tenha aumentado 8kg, a composicao do corpo mudou MUITO, e isso se explica nas medidas que aumentaram consideravelmente nesse periodo

Saber disso me dá mais consciencia da importancia de me alimentar bem e fazer exercicios. Nao eh apenas uma questao de peso...trata-se de manter massa muscular e preparar o corpo para a velhice - sim, pq ja tenho 41 anos, e nessa idade  o corpo comeca a perder massa muscular e óssea, eh um processo natural do corpo que comeca a envelhecer. Então CUIDAR-SE EH FUNDAMENTAL.

A boa noticia eh que os dados de hoje foram melhores que os de 2011 (claro que muita agua rolou entre uma consulta e outra - engordei mais 10kg em 2011/12 e recomecei a emagrecer em setembro/2012). Vamos comparar?
2011/2014
- Peso corporal total: 93,5 / 90,7 -> Menos 2,800kg
- Peso Gordo: 42,42 / 37,55 -> Menos 4,870kg !
- Peso Magro: 51,08 / 53,15->  Mais 2,070kg
- % gordura: 45,37 / 41,40 -> Menos 3,97% 

Ela estabeleceu uma meta de 75 a 78kg para mim. Isso porque o objetivo nao eh ficar magrela (coisa que sei que nunca serei), e sim chegar num % de gordura aceitavel para a minha idade e tipo fisico. A meta dela eh ate mais boazinha que a minha, que era de 70 a 75kg. E confesso que fiquei bem feliz em saber que estou na metade do caminho. 

Recebi hoje (sim, domingo) o novo plano alimentar. Tem restricao de lactose e de gluten por 2 semanas. Depois posso introduzir novamente os 2 na alimentacao por 1 semana. Como eu ja tinha testando alimentos sem gluten nao acho que vai ser um grande problema. Quanto a Lactose, eu AMO queijo, entao acho que vai ser um desafio e tanto ficar sem por duas semanas (mas polenguinho PODE! Amem).

Entao maos a obra. Nao vou postar a dieta pq ela foi feita PARA MIM, tendo em vista meus exames, minha rotina, minha composicao corporal...mas volto pra contar como sera adaptar-se a esse novo tipo de alimentacao.

 Simbora!





2 Comentários

  1. Ai que bom, essa avaliação é muito importante, estarei na torcida!

    ResponderExcluir
  2. Que avaliação completa! Falando só dos kg q perdeu parece pouco, mas olhando a avaliação toda dá pra entender q ganhou massa magra. Sem contar que visivelmente vc está bem mais magra do que antes (2011).

    ResponderExcluir