Primeiro mês de Cabelo afro! Muito a comemorar! Primeiro, porque resisti à tentação de voltar pra química no primeiro desespero.rs

Estou lendo muito, aprendi muito sobre como eh o meu cabelo, do que ele precisa. Eu descobri que meu cabelo natural tem CACHOS!! Eu nunca tinha visto isso em 40 anos, meu cabelo sempre esteve esticado a ferro, alisado, permanentado, com henê...nunca tinha visto meu cabelo natural do tamanho em que ele está agora. Meu momento é de descoberta e aceitação dos meus fios como são. Um momento de resgate e amor com meu crespo!

Confesso que temi a aceitação do novo visual, especialmente no meio profissional. E para minha feliz surpresa, todas as reações foram super positivas – que fiquei melhor, mais jovem,  mais bonita, que o novo cabelo destaca mais o meu rosto...Todos gostaram. Até meu marido que nao gostou no primeiro dia, parou de falar..rsrs

Descobri que há uma classificacao de tipos de cabelo (nao apenas bom e ruim..rs). O meu é tipo 4C. O mais crespo da categoria.Mas que também oferece uma infinidade de possibilidades de penteados. Comprei flores, faixas..minha autoestima até melhorou viu? Me sinto muito mais impelida a me produzir com o novo visual. Me sinto poderosa e livre com meu cabelo natural!

Estou aprendendo as rotinas No-Poo e Low-Poo, e estou aos poucos incorporando essa rotina nos meus cuidados. Estou usando somente os produtos recomendados nos blogs e e grupos, aprendendo varias receitas caseiras. Estou hidratando o meu cabelo 2 a 3x por semana, usando shampoo somente a cada 10-15 dias. 

Testei vários produtos pra ver quais fazem os melhores efeitos. Os resultados que conto abaixo são no meu cabelo! Pode ser que um produto que nao deu certo no meu cabelo faça maravilhas em outras cabeças. Os que estão em vermelho foram GONGADOS e nao voltam mais pro meu estoque.

Máscaras de Hidratação
  • Secrets Cabelos Cacheados – Foi a primeira q eu comprei e gostei de cara, meu cabelo ficou bem macio com ela. Usei pura, e tambem misturada com bepantol e vitamina E.
  • Elseve Liss Intense – Fantastica. Melhor máscara da Elseve que experimentei até agora!
  • Elseve Hydra Max Cachos – Muito boa, mas a Liss Intense é melhor.
  • Elséve Reparacao total 5 (rótulo claro) – Também Amei. Usei pura e foi ótima. Depois testei misturada com Bepantol e Manteiga de Karité, e o resultado nao foi o mesmo
  • Haskell Quina Rosa – Usei uma vez, pura e não vi grandes efeitos. Ja ate dei pra uma amiga.rs



Óleos
  • Azeite extra virgem – IMPRESSIONANTE. Meu cabelo AMA azeite. Faco umectações com ele e o cabelo fica macio e hidratado. Tambem uso o azeite logo depois de tirar a hidratação, antes de finalizar o cabelo.
  • Óleo de Côco – Fiz também com ele, mas prefiro usa-lo misturado com o azeite extravirgem.  Também uso o óleo de coco como finalizador ou adicionado nos cremes de pentear.
  • Oleo extraordinário Elseve – Virou queridinho. Uso pra finalizar o cabelo, depois do creme de pentear ou condicionador e antes do gel. Nos dias seguintes, tb uso pra dar uma finalizada rápida.
  • Comprei oleo de joboba, de abacate e de manga, pra testar.


Manteigas
  • Manteiga de Karité – Testei com a Máscara da Elséve, mas nao gostei do resultado. No meu cabelo está funcionando melhor misturada no azeite e oleo de coco pra umectação
  • Manteiga de Cacau – Ainda nao testei.



Géis e Umidificadores
  • Celso Kamura – Foi o q eu menos ressecou meu cabelo.
  • Gelatina Haskell – Achei que ressecou muito o meu cabelo. Usei so uma vez. Talvez com outro produto eu mude minha opinião sobre ele.
  • Gel de Linhaça – Aprendi a fazer e gostei do resultado.
  • AMEND Gold Black Umidificador – Usei muito quando usava permanente e adorava. Hj em dia com o afro natural, comprei novamente mas nao sinto tanto efeito.
  • G Gelatina – Melhor produto EVER!! Pena que está saindo de linha, Levissimo, define os cachos e hidrata DE VERDADE!!!


Shampoo
Estou aprendendo a usar cada vez menos, usando as técnicas low-poo. Eu venho usando o Klinse, recomendado pela minha dermato ha mais de 1 ano. Uso apenas 1 vez a cada 10-15 dias, e tem sido suficiente.

Leave-Ins e Cremes de Pentear
  • Elséve Solar – O meu predileto!
  • SECRETS Cabelos Cacheados
  • Garnier Oleo Reparação
  • Yamasterol – Curinga! Tenho usado misturado ao gel de linhaça e oleo, pra finalizar o cabelo
OBS: Depois que aprendi a usar o condicionador como leave-in, meu cabelo ficou muito melhor, entao, quando esses leave-ins terminarem provavelmente nao serão repostos no meu estoque.


Condicionadores
  • Garnier Hidra Cachos – Gostei. hidrata o cabelo, mas nao tao bom quanto o Elseve.
  • Haskell Mandioca Afro – Gostei, mas nao é excepcional.
  • Elseve – Estou so com o Hydra Cachos. Mas vou usar a mascara com o condicionador da mesma linha, pra ficar mais organizada.


Outros produtos
  • Bepantol Liquido – Conheco desde sempre e eh um aliado no cuidado com os cabelos. Aprendi a usar misturado a agua filtrada, pra umidificar o cabelo.
  • Vitamina E – usei em ampolas
  • Tricofort – Uso como tonico para fortalecer o cabelo, antes de uma lavagem. Coloco a noite. No dia seguinte faço a umectação e lavo.


Esses foram aprovados, são os meus queridinhos do mês!!!

Esses foram bons..mas nao me conquistaram. Quando terminarem, não voltam pro estoque!!!

Ainda vou testar:
Hidratação de Maizena
Hidratação com abacate
Óleo de Rícino
Manteiga de Cacau
Óleo de Jojoba
Máscara Élseve Amend Anti Age
Oleo de Abacate
Oleo de Manga

E tudo isso  em apenas 1 mês!! Produtos nacionais, relativamente baratos, caseiros que tem dado muito resultado!Tirei algumas fotos nesse periodo. Comparando as fotos do dia em que tirei o implante, com as de 6ª feira..eu ja vejo muita diferença. Meu cabelo cresceu, ou abriu mais os fios e está bem saudável.

10fev - Carnaval

25 janeiro, o dia da mudança!!

5fev - primeiro Afro Puff, sem as tranças

23fev - foto mais recente
E a jornada está apenas começando! Como sempre digo, nada impede que um dia eu volte a usar química.Mas HOJE estou muito feliz descobrindo todas as possibilidades do meu afro! Vou seguir contando o que deu certo e que nao deu. Quem sabe um dia tome coragem e grave um vídeo...rs

Beijos!


4 Comentários

  1. Que ótimo!!!

    Eu acho lindo um cabelo afro. Uma professora usa faixas largas com brincos de argola fica show!

    Toda a beleza natural tem que ser valorizada e respeitada. É você! Chega de querer se moldar ao padrão alheio.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Val! Estou cada vez mais pensando nisso sabe...sempre quis usar o cabelo natural, mas tinha medo dos pre-conceitos. Agora que o fiz, estou feliz da vida! O mesmo com o corpo..buscando ser a minha melhor versao(copiada de vc essa expressao..rs) Nao apenas fazendo dieta, mas me conscientizando dos alimentos que fazem bem e nao fazem, me exercitando pq o corpo precisa...fazendo tudo pra ser mais consciente e feliz. Saudades dos seus posts, vc mudou de blog de novo? Beijos

      Excluir
  2. Ah mas seu cabelo está gracinha demais, adoro os cachinhos! Temos que valorizar nossa beleza natural (ta ok, eu ainda uso o babyliss de vez em quando) !
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  3. O seu cabelo está maravilhoso.
    Tem post atualizado de como ele se encontra?

    ResponderExcluir