Foi preciso muito tempo pra chegar até aqui. Muitas tentativas. Muitas falhas. Muitos quase sucessos. Muitos nutricionistas. Muitos endocrinologistas. Nutrólogos. Homeopatas. Muitas academias. Numa época distante, muitos remedios. E terapia. E acupuntura. Meditação. Florais. Chás. Receitas, muitas receitas. Blog. Vigilantes. Meta Real. CCA.

Dos meus 40 anos de vida, há mais de 30 anos venho brigando com a balança , e eu posso dizer que  foi muito pouco o que eu nao tentei pra emagrecer. Mas quando eu olho pra esses 30 anos, a (triste) realidade é que poucas vezes eu venci a briga. Eu sempre quase cheguei na meta, e quando tava quase lá, alguma coisa acontecia e lá ia eu escorregando no pau de sebo, ladeira abaixo...e tome de comecar tudo de novo. Mas nunca voltando ao ponto de partida. No começo, o incômodo era querer vestir uma roupa menor. Conforme o peso foi aumentando, outros problemas foram surgindo e se acumulando. Primeiro uma dorzinha nos joelhos. Mais tarde, uma gastrite com refluxo. Depois, hipertensao arterial. Depois, problemas articulares. Tudo assim junto, misturado, ao mesmo tempo. E na medida em que os problemas fisicos aumentam, os emocionais se multiplicam. E parece que a gordura tem um amor incondicional pelo meu corpo, porque cada kilo emagrecido luta desesperadamente pra voltar pra mim, e no primeiro vacilo, ele volta. E volta acompanhado. E nao quer sair.

Enquanto a briga segue..o manequim aumenta. O percentual de gordura aumenta. A tristeza aumenta. A sensacao de fracasso aumenta.

O fato é que eu cansei. Não dá mais pra brincar com a minha saúde, seja física, seja emocional. Nao tenho mais o direito de fazer isso. Obviamente sou responsável por esta condição de obesidade grau II , quase mórbida, a que cheguei. Mas também é responsabilidade minha buscar o que estiver ao meu alcance pra resolver esse problema.

Pensando em tudo isso,  e depois de ler muito, falar com muitos amigos que ja fizeram ha pouco ou ha muito tempo, e saber dos pros e dos contras, decidi consultar um médico sobre cirurgia bariátrica. Meu quadro atual permite que eu me enquadre no perfil dos pacientes para a cirurgia.

O caminho é longo. O processo pre-cirurgico leva no minimo 06 meses: exames, equipe multidisciplinar, palestras – tudo pra que eu tenha a real dimensão do caminho que decidi tomar – e até mudar de idéia se em dado momento achar que não dá pra mim. Mas a intenção hoje, eh seguir adiante e fazer a cirurgia. E o acompanhamento pos cirurgia da equipe que me consultei, até de 15 meses.

Sei que a vida pós cirurgia requer muitos cuidados. Que a cirurgia eh uma ferramenta a mais nessa briga, que na verdade é eterna. Os cuidados com a alimentacao e com a atividade física sempre vao existir, operando ou não. Mas também sei que eh algo que pode mudar minha vida para sempre em muitos sentidos.  E estou disposta a passar por isso.

Na medida em que o processo for avançando, dou noticias por aqui.
Beijos e torçam por mim.

5 Comentários

  1. Querida, se o processo trouxer saúde e for feito com uma equipe séria (e me parece que você sempre procura isso) acho super válido. Tenho um amigo que está trilhando este caminho tb, até pedi indicação para Sele, e acredito que só o caminho já está sendo muito bom para ele, como será para vc tb. Talvez vc decida, por fim, não realizar a cirurgia, mas acho que obter informações e tentar é sempre importante. E se depois disso, se decidir por fazer, saberá que percorreu tudo que tinha para ser percorrido. Vá a luta que dará tudo certo e estou aqui para o que precisar. Bjs, Jana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jana! A decisão de procurar o caminho da cirurgia não é nada facil. Mas a idéia eh essa mesmo - buscar profissionais sérios, e fazer tudo levando o tempo que tiver que levar. Beijos

      Excluir
  2. Cacau, to contigo e não abro, sempre. E se for para o seu bem, em todos os sentidos, que os meses até a cirurgia sejam positivos, bacanas e de descobertas, que te levem até lá mais segura e confiante. Te amo, amiga! bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga amada,
    estou ao seu lado, sempre! Tudo vai dar certo. Como eu te conheço e sei que não vai operar sem se informar bastante e conversar bastante com médicos e pacientes, sei que, ao final, terá tomado a decisão mais acertada.
    Como eu te disse: é um atalho. Mas o atalho, apesar de mais curto, nem sempre é o mais fácil. E isso você já sabe.
    Enfim, eu confio sempre nas suas decisões! ;)
    Amo você, tamo junto!

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PELA VISITA MINHA FLOR, BOA SORTE NA SUA CAMINHADA VIU SUCESSO E VMS FCAR MANTENDO CONTATO THA, ESTAREI SEMPRE POR AQUI BJS

    ResponderExcluir