Daqui a pouco mais de um ano, vou completar 40 aninhos...Certos aniversarios sao simbolicos na nossa vida, especialmente para uma mulher, eu acho. Os 15 anos, os 18, 21...30...35...40...alimentamos expectativas como se essas datas fossem quase cabalisticas. Elas representam passagens, ciclos que se iniciam. E sao sempre uma oportunidade de rever nossa trajetoria, redefinir rumos, jogar fora o que nao nos serve e adotar novas formas de pensar e viver.

Olhando para a minha vida, hoje, me considero uma pessoa privilegiada, que tem muito mais a agradecer a DEUS, do que a pedir. Tenho meus pais, vivos e com saude, meus irmaos idem. Tenho um emprego bacana, uma familia que eu escolhi e amo de paixao. Tenho saude, me considero bonita, inteligente e bem-sucedida.

Por outro lado, para dar conta de tantas atribuicoes, eu fui me colocando em 2.
Plano na minha lista de prIoridades...depois em 3., ate que por fim, sai da minha propria lista. Tudo parecia ser mais urgente, mais importante do que cuidar de mim. O resultado: engordei 12kg no ultimo ano, estou com 92kg, IMC 34,63, dores nas articulacoes, hipertensao, problemas digestivos agravados, autoestima abalada e muitas incertezas.

Estou recomecando, e nao estou animadissima para recomecar, nem tenho certeza de que vou conseguir. So sei que nao existe outra opcao.Ou volto a me cuidar agora, ou o trem descarrilha de vez.

Meu plano eh basico: retomar habitos abandonados, como o prazer de fazer pratos leves e saudaveis, e de me movimentar. Voltar para academia assim que puder. E aprender a me comportar em situacoes que me tiram da rotina, como festas, fins de semana e eventos profissionais, que serao ainda mais frequentes daqui pra frente. Atitudes simples, mas que requerem foco, pensamento a longo prazo. Pensar que o prazer daquele momento em que estou comendo, nao compensa o sentimento de derrota e culpa que vem depois.

Ja comecei. Na 6ª feira fui a uma festa de amigos aqui mesmo no predio. E passei a base de AGUA. Nada de bebida alcoolica, nem refri – so tinha normal, e estava quente (aaaaaaargh!). O dia que estiver realmente a fim, beberei. Mas nao vou beber nem comer so pq a oferta esta na minha frente. Comi pouco, bebi pouco e cheguei em casa satisfeita por nao estar empazinada. Ao longo dos dias, fui comprando itens que sempre gostei de comer mas nao vinha comendo em casa: frutas secas, linhaca, farelos, arroz e macarrao integrais, ervas aromaticas. E voltei a fazer minhas saladas coloridas.

A mudanca precisa vir do interior, para que o exterior possa mudar de verdade. A vontade existe, e com a persistencia, ela vai ganhar forca.

E assim (re)comeco a pavimentar o caminho para que, aos 40, possa ter ainda mais orgulho de mim. Pouco importa agora onde vou chegar, no caminho eu descubro.Importa eh que preciso ir para bem distante de onde estou hoje.

3 Comentários

  1. oi lindona, ja estou por aqui....

    ah, tem sorteio no meu blogue, passa la...

    bjao

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Cacauzinha querida, muito bem vinda, de novo, aos trilhos. Você relatou algo bem parecido com o que houve comigo. De repente, a constatação do que eu vi diariamente acontecer, mas também diariamente me dizia 'ah, tudo bem, agora eu ajusto' e não ajustava, pelo menos não como deveria, como poderia, como sei. E aí, vem o sacode que diz: ou acerta AGORA o passo, ou vai se ferrar de verde, amarelo, azul, branco e todas as demais corezinhas...
    Também expressei no meu blog que a retomada era consciente, mas não havia um ingrediente essencial, para o meu jeitão, que era o entusiasmo, o oba-oba. Mas não podia esperar aparecer o cenário perfeito, até prque ele não aparece, a gente que cria. Decidi retomar na marra, entendendo ou não o que estava acontecendo. Fazendo exatamente como você relatou agora que está fazendo, simplesmente disciplinando, dizendo 'não' e pronto, dizendo 'sim' para o que realmente tem sentido, ou seja, para mim, no final das contas. E aí, hoje estou terminando o 14º dia de retomada bastante contente com o que consegui fazer até aqui, e muito confiante, convicta mesmo, de que continuarei dando esses passos certeiros. O entusiasmo? Não posso dizer que ele está a todo vapor, é outro momento, é outra Beth, mas a certeza de que não quero mais para mim aquele ponto de onde saí um dia e a certeza de que posso chegar onde cheguei há 4 anos me levam para a frente. Vamos juntas então, amiga! Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, adorei o blog novo. Mesmo sem estar em um momento "u-hu", você está buscando cuidar de você, o que sempre é válido. Estarei aqui torcendo por você e com você, sempre :) bjão

    ResponderExcluir