Me fizeram essa pergunta, no debate sobre EMPODERAMENTO e REPRESENTATIVIDADE do #EncrespaGeralRJ, dia 11 de setembro deste ano.  Respondi, parte desse texto está reproduzido no instagram, e aqui no blog por ter mais espaço, posso escrever um pouco mais. Sintam-se a vontade para comentar.

A mediadora do evento, Euzinha, Murilo (Muro Pequeno) e Gaby (Gabidepretas) no debate sbre empoderamento e representatividade do Encrespa Geral. Um dia inesquecivel!



1# Vamos definir o que/quem é plus size? O termo plus size foi criado nos EUA e eh usado para pessoas que vestem acima de 44 .Note que voce pode usar 44 e ser VISUALMENTE MAGRA. E ainda assim pela industria do vestuário, você é considerada plus size. No Brasil o termo vem sendo aplicado equivocadamente apenas a gordos e obesos. Plus size também eh usado para pessoas altas. Em alguns paises vc pode ter um mesmo tamanho de roupa  - exemplo, tamanho 12 - 12T(tall), 12W(wide) e 12R(regular). Respectivamente, um tamanho para pessoas altas, outros para pessoas de quadril largo, e outro regular. 

2# SER MAGRO NEM SEMPRE É SER SAUDAVEL. Existem pessoas acima do peso que se alimentam bem, fazem atividade fisica regular, e cuja saúde vai bem,  obrigado. E tem magr@s que se alimentam mal, fumam, bebem, dormem pouco...mas ninguém parece estar preocupado com a saúde delas, né?  #vaivendo

3#  Por que nao existe seçao plus size MASCULINA nas lojas? Se as calças jeans masculinas vão do 34 ao 54 sem problemas, pq as nossas tem que ser separadas em “Normais” e “Plus Size”? Mulher eh mulher e ponto final - Ou voces acham que a industria da moda está preocupada com a nossa saúde? O movimento plus size também eh um espaço de segregação – pq as modelos plus size SÓ DESFILAM PARA MARCAS PLUS SIZE. E as lojas que nunca fizeram roupas para gordas, CONTINUAM NAO FAZENDO.



4# PLUS SIZE tem a ver com AUTOESTIMA.  Sendo plus size,  sempre fiz atividades fisicas, ja fiz mais de 30 corridas de rua, e e não incentivo ninguem a comer de forma inadequada ou  ser sedentario (nem nenhuma das amigas blogueiras plus size que eu conheço! ) Ao contrário, em vários momentos aqui no instagram ja declarei que sei que preciso emagrecer E O FAREI EM BREVE. Mas do alto dos meus atuais 105kg, eu ME AMO HOJE. E vou a praia de biquini, e uso roupas coloridas, e capricho na minha make, e me faço respeitar independente do meu tamanho! Mulheres PLUS SIZE devem se amar e ser amadas como qualquer outra. Se aceitar como plus size, se entender bonita independente do tamanho, eh se sentir valorizada como pessoa. É nao se sentir intimidada na carreira, ou nao se sentir condenada a relacionamentos tóxicos, porque nao consegue nada melhor por ser gorda. É acima de tudo, AMOR PROPRIO. Porque  NOSSO TAMANHO NAO DEFINE NOSSO VALOR! 

Deixe um comentário