Viver hoje, para a maioria das pessoas, é muito dificil. A correria do dia-a-dia, pressões no trabalho, problemas financeiros, emocionais, sentimentais, perdas, medos, tudo isso nos faz em algum momento sair do nosso equilíbrio.

Vivemos também numa época em que é proibido ficar triste. Em tempos de fotos constantes e aparições em redes sociais, ninguém quer posar na vibe triste. O negócio é sorrir e estar de bem com vida 100% do tempo.   Poucos querem entrar em contato com a sua dor, a sua verdade, as suas proprias mazelas, sua propria escuridão. E ai entram os remedinhos: calmantes, ansiolíticos, antidepressivos – fluoxetina, olcadil...rivotril, sao apenas alguns dos medicamentos comumente receitados.

Rivotril é o benzodiazepínico mais vendido do Brasil. É o segundo remédio mais vendido no pais, atrás apenas de medicamentos anticoncepcionais. Conseguir sua receita é relativamente facil. Você vai a um medico e relata um quadro de stress, ou uma dificuldade específica, momentânea ou não, e você provavelmente vai sair do consultório com uma receita dele ou outro qualquer.



Tem algo de errado nisso? A princípio, NAO. Só é preciso ter em mente que esses medicamentos podem causar dependencia. E saber a hora de parar.

Sempre tive dificuldades para ter uma noite de sono tranquila. Me lembro de ainda adolescente, passar noites em claro arrumando armario, lendo, pq o sono nao vinha. Tenho uma mente inquieta, queria ter vindo com um botao de DESLIGA! Até entao me virava com suco de maracujá, chas calmantes..nem sempre funcionava.

Minha historia com o rivotril comecou em 2007. Fiquei 25 dias internada, com meningite viral. Nunca havia me internado, e menos ainda para ficar tanto tempo no hospital. Ansiosa com a situação, preocupada com o que viria depois (e o meu emprego?) não conseguia dormir no hospital. Depois de uns dias, um médico colocou no meu prontuário: RIVOTRIL – 5 GOTAS A NOITE.

Tomei muito receosa – sei que o remedio é tarja preta e sempre tive pavor da dependencia que ele poderia causar. Mas naquela noite, depois das 5 gotas..eu APAGUEI. Dormi como um bebê. Acordava com a pressao alta no hospital..nessa manhã acordei com a pressão normal.

Tomei o remedio por todo o periodo que passei no hospital. E ao sair de lá, consultei um neurologista que recomendou a continuação do uso – na dose recomendada: 5 GOTAS, que equivalem a 0,0625mg. Essa foi a minha dosagem durante todo o periodo em que usei o rivotril.

Houve noites que mesmo com as 5 gotas, eu nao dormi. Paciência. Aumentar a dosagem por conta própria é o caminho certo para entrar num ciclo de dependencia. . Jamais tomei uma gota a mais que isso. RIVOTRIL NAO É CHAZINHO!

Houve momentos em que eu fiz o desmame e interrompi o uso do remedio, por breves periodos. Mas voltei ao medico e ja nem esperava o medico pedir. Eu mesmo pedia: quero tomar rivotril por isso , isso e isso. E obtinha a receita. De novo, as 5 gotas.

Mas nao adianta viver a base de remédios e nao resolver os problemas néam? E ao longo do tempo fui tomando medidas pra resolver as questões que me desestabilizavam emocionalmente.

Por muitas vezes eu expressei meu incomodo em tomar remédio tarja preta por tanto tempo. Mas nao me sentia capaz de viver sem ele. A dependencia emocional de um medicamento como esse, as vezes pode ser maior do que a química. E ouvi de mais de um médico..”As vezes a gente precisa aceitar que vai precisar do remédio pro RESTO DA VIDA..” Mas nunca concordei com isso. Nasci sem ele portanto ia um dia aprender a viver SEM ele.

O tempo foi passando, e esse ano ocorreu algumas vezes de eu pegar no sono SEM TER TOMADO O REMÉDIO. Oi? Então estou dormindo sozinha? Talvez seja hora de parar de tomar o medicamento.

Levei algumas semanas ainda para tomar coragem e parar. Mas o vidro estava acabando e sempre tinha uma receita já a postos para comprar o proximo. Dessa vez eu nao tinha. E nao fui buscar. Fui fazendo o desmame , reduzindo a quantidade, tomando em dias alternados..até que um dia o remedio acabou e eu tive de dormir sem ele.Importante dizer que esse "desmame" foi feito com ciencia do médico!!!

Nao foi facil. A primeira semana foi O CAOS. Dormi pouco, dormi mal, nao dormi. Mas estava decidida a nao usá-lo mais. Para ajudar, fui a uma loja de produtos naturais e comprei varias ervas calmantes (mulungu, passiflora, camomila, erva cidreira), misturei todas e passei a fazer um chá com elas, toda noite e tomar uma xicara morna antes de dormir.

Até que..DORMI! Uma noite inteira. E outra, e outra...e desde o dia 04 de abril, tenho vivido sem o rivotril. Estou livre dele!

E não apenas o sono. O remedio ajuda muito a estabilizar o humor. É um belo filtro pro dia-a-dia. Agora eu to sem filtro. E preciso (voltar a) lidar comigo mesma, com minha ansiedade, e minhas mazelas. Mas tem sido um bom exercício.

Falando por mim: Ele foi absolutamente necessário em uma determinada época da minha vida. Vivi momentos de stress intenso e sem um medicamento, eu poderia ter tido um piripaque. Mas 8 anos depois, notei que a situação inicial tinha mudado, e que eu podia tentar viver sem ele. Tentei e estou conseguindo. Espero continuar assim por tempo indeterminado. Mas se precisar novamente, nao vou hesitar em procurar ajuda medicamentosa.

Decidi contar minha historia com o rivotril,  primeiro pra desmistificar o remédio porque existe muito pré-conceito em torno dele. E espero que possa servir de ajuda para alguém.


- Se você precisa de ajuda, BUSQUE.
- JAMAIS tome um medicamento sem receita médica.
- Se receitarem um medicamento , TOME.
- Siga rigorosamente as orientacoes medicas.
- NUNCA altere a dose do remédio por conta propria!
- Se acha que pode ser o momento de rever o uso do remédio, converse com seu médico ANTES e estude a melhor maneira de parar. 
- E acima de tudo, aprenda a se conhecer, a lidar consigo mesma e entender que o remedio é apenas um auxilio. 

Remédio nao serve pra empurrar a vida. Serve para a gente segurar a onda enquanto RESOLVE os problemas da vida.

E com o tempo, pode ser que você possa dar adeus a ele.Como eu dei! 

Abracos!


5 Comentários

  1. Isso aí amiga! Parabéns! Por isso gosto de ler sua vivência, pois sempre mostra você resumida em uma palavra: superação! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga!!! Viver sem as "5 gotas da felicidade" parecia impossivel pra mim mas...to aí sem elas. Hoje nao sao mais necessárias, graças a DEUS. Beijos!

      Excluir
  2. Tomei duas caixas de rivotril 0,5 MG devido a síndrome do pânico e quando acabou tive a pior abstinência da minha vida. Ele é maravilhoso, mas pra você se livrar dele é um tormento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...mas vc fez o desmame? Pq esses medicamentos pro sistema nervoso nao podem ser interrompidos bruscamente...eh preciso reduzir a dose aos poucos para entao chegar ao ponto de nao usar mais...nao fazer isso eh sim um tormento...espero que vc esteja bem!

      Excluir
  3. Tomei duas caixas de rivotril 0,5 MG devido a síndrome do pânico e quando acabou tive a pior abstinência da minha vida. Ele é maravilhoso, mas pra você se livrar dele é um tormento.

    ResponderExcluir