Enquanto olho meus emails , vejo a quantidade de estimulos a compras de flores (!?!?!) , roupas, acessorios, como “presente especial do dia da mulher”. Campanhas que reforçam a femilinidade e a fragilidade do sexo feminino. Tão lindo..só que nao.

Esse dia tem origem na luta pordireitos civis iguais para mulheres. Operarias do inicio do século passado que protestaram por condicoes desumanas de trabalho com seus patrões – homens. Diz a lenda que foram trancadas na fábrica e incendiadas. Sempre tive isso como verdade, agora a internet diz que essa historia é ficticia. Enfim...

EM 1975 (69 anos depois do evento acima, portanto!) a ONU (um conselho formado em sua maioria por...homens!) resolveu transformar a data em Dia Internacional da Mulher, tal como o comemoramos hoje.

As mulheres conquistaram muito. Mas continuam submetidas a dupla e as vezes tripla jornada. Na maioria dos lares brasileiros são chefes de familia, e respondem pelo sustento . Sofrem com a violencia doméstica, com o assédio no trabalho, com a falta de apoio de seus parceiros que ainda acham que fazem muito “ajudando” sua mulher no trabalho doméstico. E nao bastasse tudo isso, ainda se sentem cobradas a serem perfeitas – barriga negativa, coxas torneadas, cabelos lisos e esvoaçantes, pele de pêssego, dentes brancos brilhantes. A beleza artificialmente produzida por inumeras intervencoes estéticas e cirurgicas e muitas vezes conseguida em revistas via photoshop, é o padrao perseguido por muitas mulheres comuns, lutadoras, batalhadoras.

O resultado: A mulher do seculo 21 tem serios problemas de auto-estima e aceitação. Nao consegue se olhar no espelho e ser feliz com seu corpo, seu cabelo, suas características. Por que ser normal, comum, é INACEITÁVEL. Ela nao consegue conviver com o fato de nao ser PERFEITA, COMO INSISTENTEMENTE INSINUAM QUE ELA DEVE SER. E sofre. E isso afeta seu relacionamento, sua carreira, sua relacao com os amigos. 

E enquanto ela investe a maior parte do seu tempo e energia focadas em buscar a perfeição, os homens seguem mandando no jogo do poder - nas relações profissionais e pessoais. E a industria ganha trilhoes à custa de mulheres que passam a vida e muitas vezes sacrificam sua saude em busca da beleza inatingivel propagada pela mídia. 

Que nesse Dia internacional da Mulher, todas possam despertar para o mundo em que estao vivendo. Assumam o controle de sua historia. PAREM de sofrer pelo que nao sao obrigadas a ser ou ter. Encontrem a beleza de se amarem, e fazer o melhor por seu corpo. Mulher voce nao precisa ser magra, nao precisa ser sarada, nao precisa ter cabelos lisos e perfeitamente arrumados como o de uma modelo. Você precisa é ser FELIZ CONSIGO MESMA, E COM SUAS ESCOLHAS. Seja voce alta, baixa, magra, gordinha, branca, preta, oriental, nao importa: Você precisa é SABER, DO FUNDO DO CORAÇÃO, O SEU VALOR. E ACREDITAR NISSO. Porque quando voce se ama, um novo mundo de oportunidades se abre diante de você . E aí sim, a verdadeira vida começa.

E que você entenda a importancia de apoiar outras mulheres da mesma forma. Cada vez que voce debocha, ri, curte ou compartilha uma mulher, ou uma imagem de mulher, cuja imagem nao corresponde a um ideal que o mundo diz ser o perfeito - VOCE PASSA PARA O LADO DO OPRESSOR. Voce se comporta como um homem. Sao muitas as situacoes. Pare e reflita sobre suas atitudes.

Que nesse dia da Mulher possamos entender O REAL SENTIDO de nos apoiar, e dar poder umas as outras, buscando um mundo melhor e mais justos para nós e nossas filhas - as mulheres do futuro.

Feliz dia do despertar para uma nova consciencia feminina.  



2 Comentários

  1. Sim, acho que nossas vozes tem que se levantar em um coro: 'mulheres acordem e sejam felizes', a vida é muito mais do que isso e a perfeição é inatingível.
    Torço para que chegue o dia em que uma mulher seja tratada, e se trate, com respeito e não apenas como um objeto.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir