Nos ultimos anos o termos Plus Size se tornou popular no Brasil. Lojas de Departamento passaram a ter setores dedicados a roupas Plus Size, e algumas lojas especializadas já são no setor. 


O que é ser plus size afinal?

No Brasil o termo tem sido aplicado unicamente a pessoas acima do peso. De fato, plus size se refere a tamanhos maiores. Por definição, qualquer roupa com numeração acima de 44 já recebe o termo de plus size. Nos EUA onde a numeração é diferente, é considerada plus size a numeração acima de 12.

O termo Plus size também é utilizado em alguns países para tamanhos fora do padrão – calças para pessoas muito altas, por exemplo.

O interessante é que visualmente uma pessoa que vista 44 não será gorda aos olhos de todos. Um exemplo foi o caso mencionado pela editora de moda Lilian Pace em 2013. Uma modelo Americana que veste 44, mas pela altura nao aparentava para muita gente, fez um editorial de moda plus size e gerou um rebuliço no mundo fashion.

Ha quem diga que ela nao era plus size, a modelo se defende que era sim, mas era alta e nao aparenta…eu, Cacau, vejo a questao de uma forma muito simples:

Ser PLUS SIZE nao significa necessariamente que você é OBESA. Significa ser, GRANDE para os padrões vigentes (leia-se manequim 36, magra, pouco quadril e bumbum). Claro que muitas plus size sao de fato gordinhas ou obesas. Mas algumas simplesmente se enquadram na categoria plus size por que seu biotipo é assim.

Falando por mim: Pensando no meu menor peso na vida adulta, (algo em torno de 65kg) meu manequim de roupas era 44. Dado o meu biotipo ginóide, dificilmente terei um peso  ou manequim muito menor do que esse. Entao sou uma pessoa PLUS SIZE por definição – nao sou mignon, tenho curvas e as amo,  nao vou vestir 36 e ponto final. 

É importante que essa diversidade de tamanhos seja vista, celebrada pelas próprias mulheres e considerada pelo mercado produtor de moda. Porque NEM TODA MULHER NASCEU PARA SER MAGRA E  LONGILÍNEA. Por questões de biotipo, algumas mulheres independente do quanto tentem emagrecer,  simplesmente serão…GRANDES. E é bom entenderem isso para nao passarem a vida tentando alcançar um corpo que não lhes pertence – e sofrendo com isso. E hoje já é possível encontrar roupas bonitas e bem cortadas nos mais variados tamanhos - VITÓRIA! 

Entenda a diferença entre ser GRANDE por uma questão de biotipo e estar OBESA com um excesso de peso e compromete a sua saúde e precisa ser cuidado.  E acima de tudo, não defina, seu valor e seu caráter por um rótulo criado pela indústria! Tamanho de corpo não determina quem você é ou o que merece da vida! 

Plus size ou não , Faça o melhor por você e sua saúde , sinta-se linda, seja estilosa, e tenha uma vida plena e saudável!

5 Comentários

  1. Super esclarecedor o seu post. E concordo com tudo q vc falou, e acho q mtas pessoas são infelizes por tentar se encaixar num padrão impossível de se conseguir com o biotipo que possuem.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Micha. Algumas pessoas simplesmente sao grandes, geneticamente grandes, ossada larga e tal, e passam a vida se achando gordas e tentando emagrecer. Como se so pudessem existir pessoas magras e longuilineas no mundo. Hora de parar pra pensar...que bom que gostou, volte sempre!

      Excluir
  2. Boa, Claudia!
    Até que enfim a industria buscou se adequar as singularidades após tando impor o que comprar e desta maneira impondo como deveríamos ser. Mulheres são como flores de diferentes tamanhos, diâmetros, cores e texturas.Somos um país miscigenado, mistura de várias raças e precisamos de ferramentas para nos adequar cada qual a sua natureza. Eu mesma sou uma combinação de sírios com povo da Letônia e tenho ombros mais largos que muitos homens. Mas também dá samba, rs.
    Lembrando que tudo em excesso gera adoecimento realmente. E a necessidade de nos aceitar com nossas especificidades e sermos aceitas é tão importante quanto a necessidade que nossos corpos tem de uma alimentação leve e saudável ( onde exista variedade e possam ser adequadas preferências individuais) e também de se exercitar entre tantas outras.
    No entanto esta mesma indústria que se rendeu ao "plus size" ainda insiste em impor apenas as imagens de mulheres longilíneas nas propagandas de produtos que todas as pessoas consomem. A força do conceito do que é unicamente belo e adequado ao passo que pode eliminar o que é especial em cada um gera diversos transtornos psicológicos usurpadores de energia vital e limitadores da criatividade.
    Esta sua iniciativa e outras mais internet e mundo afora é que irão ultrapassar demais barreiras em busca da liberdade de ser!
    Fernanda Faour / Psicóloga Clínica Especializada em Transtornos Alimentares e Obesidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernanda! Muito bom saber que estou no caminho certo. Gostou, compartilha!

      Excluir
    2. Obrigado Fernanda! Muito bom saber que estou no caminho certo. Gostou, compartilha!

      Excluir