Quem nao tem a impressao de que os dias estao mais curtos, que o tempo voa?
Que nunca há tempo suficiente para fazermos tudo que a gente precisa e quer fazer?
Como todo mundo, tenho N atribuicoes: trabalho, estudo, casa, familia..e EU! (nao necessariamente nessa ordem.rs)

E o segredo eh encontrar o caminho de conciliar todos os afazeres e projetos dentro das 24hs. Separar o superfluo do essencial. E ser feliz.

Esses dias, porque voltei a estudar para uma certificaçao que preciso tirar na minha área, comecei a pesquisar sobre formas de administracao do tempo.

E achei uma tecnica que tem me ajudado muito a estudar: a do Pomodoro. Em linhas gerais, a gente estabelece um prazo de tempo para a atividade (estudar no meu caso).  O método estabelece 25 minutos, mas mudei pra 20 minutos pra começar, e a meta eh chegar a 30 minutos(se eu aguentar.rs). Durante esse periodo, o FOCO tem que ser total: nada de conversas, whatsapp, zapear na internet, atender telefone, ver TV...N-A-D-A. Atenção total no que esta sendo feito. O metodo estabelece 5min de pausa, mas como o que estou estudando eh punk, e 5min achei pouco, mudei pra 10 minutos.

A cada 04 pomodoros vc tem uma pausa de 20 minutos.

Para facilitar, o amado mundo android ja criou um aplicativo que funciona como aqueles reloginhos de cozinha. Nele vc marca o tempo do pomodoro e as pausas.

Comecei no sabado, estudei sabado, domingo e hoje. Hoje ja consegui fazer 6 pomodoros de 20min (120min = 2 horas de estudo, portanto), com os devidos intervalos. Adorei o metodo. 

Vou testar o metodo pomodoro pra outras coisas, acho que serve pra quase tudo na vida! pra manter o foco e a concentracao. Recomendo! Quem quiser conhecer, eh so ler AQUI.

Tambem estou lendo um livro sobre como melhor gerenciar tempo e dinheiro. Comecei a ler esses dias, e me parece bem interessante. Pode-se ler um trecho dele, AQUI.

Espero com isso que minhas 24hs rendam mais tempo para viver , fazer o que gosto, e ser feliz. Que é o que importa no fim das contas!



Deixe um comentário