Para quem precisa emagrecer, o momento mais tenso pode ser o de comer. Só que nao é um momento. Para quem se alimenta de 3 em 3 horas, sao no minimo CINCO momentos ao dia. Sao cinco decisoes diarias a tomar! Multiplique isso pelo numero de dias que vc ja viveu, e o quanto de vida que ainda tera pela frente, e verá o quanto ainda terá que passar pela experiencia de decidir o que comer.
Aprender a lidar com a comida é uma necessidade para todo ser humano. Mas para quem sofre de obesidade, compulsao alimentar, ou outros transtornos alimentares, o momento de comer pode ser um verdadeiro pesadelo. E nao tem jeito, precisamos passar por esse momento diariamente.
Entao é melhor aprender a CONVIVER com a comida. Fazer as pazes com ela.
DEUS criou a comida com o objetivo de sustentar o nosso corpo. Mas também de nos proporcionar prazer. Por isso ELE criou uma infinidade de sabores, texturas, cores, para nosso puro deleite.
Comida tem o objetivo de nos NUTRIR. Tem o objetivo de manter o nosso corpo funcionando bem. Nosso corpo precisa de carboidratos, proteinas, fibras, proteinas, acucares, gorduras, vitaminas e sais minerais. Mas esses itens precisam ser de BOA QUALIDADE NUTRICIONAL.
Quando nos alimentamos com itens NUTRITIVOS, e em intervalos regulares (as famosas 3 em 3 horas) ficamos saciadas. E quando estamos saciadas, evitamos picos de compulsão.
A comida também tem o objetivo de nos proporcionar prazer. Muita gente acredita que reeducacao alimentar para emagrecer eh um ritual punitivo onde nada pode ter gostoso. Que engano! Podemos ter prazer nos alimentando bem e sem furar a dieta.
E ninguem consegue viver a vida inteira sem JAMAIS comer um churrasco, um sorvete, um doce, um refrigerante, uma fatia de bolo de aniversário...a vida é feita desses momentos – eventos de empresa, casamentos, aniversarios, festas, despedidas, viagens, e tantos outros momentos nos quais a comida estara lá presente. E ai? Vamos entrar em panico? Vamos surtar antes de ir? Ficar em panico durante todo o evento, ou ficar sofrendo depois achando que pos a dieta toda a perder?
Nessa hora eh importante ter feito as pazes com a comida. Entender que esses momentos fazem parte da sua vida. Se alimente normalmente dentro da sua programacao alimentar ANTES do evento. Faça as melhores escolhas possiveis DURANTE o evento. Concentre-se nas pessoas, reveja amigos, dance, divirta-se, brinque, tente nao ficar tao preocupada com a comida. Se vc tiver ido ALIMENTADA, nao estara com fome, e conseguira comer o que quiser e estara menos propensa a se entupir de comida. E DEPOIS, volte a vida normal. Sem neurose, nao invente de pesar assim que voltar, no dia seguinte, pq logicamente seu peso estara alterado. Volte a sua vida normal e siga em frente.
Mudanca de estilo de vida, é aprender que a comida existirá, de forma saudável ou não, durante toda a nossa vida. E aprender a conviver com esses momentos sem sofrer, mas passando por eles...sem por todo seu plano a perder.
Requer mudanças de atitude, de pensamento. Mas vale a pena!

Deixe um comentário