Esse conceito, cujo nome vem do abrasileiramento da palavra EMPOWERMENT, vem sendo largamente usado, discutido e incentivado, especialmente nas redes sociais.

Entendo empoderar-se como tomar consciencia de seu poder pessoal. Assumir as rédeas de sua vida. Passar a ser o diretor, e nao apenas o ator, da sua vida e de suas escolhas. Empoderar-se requer autoconhecimento, honestidade consigo mesma e com o mundo a sua volta. É uma jornada interessantissima (e difícil) para dentro de nós mesmas. Envolve assumir quem você, que papel você quer para você no mundo. Que vida você quer ter. Que valores são importantes para a sua felicidade plena. E o que vc precisa para alcança-los. Requer reflexão, energia, e decisões nem sempre simpáticas para os que estão a nossa volta. 

E o retorno é na forma de uma pessoa mais forte, consciente de seus valores, mais humana, mais feliz consigo mesma, mais sensível às causas alheias.

Mulheres em especial, sao incentivadas a empoderar-se. Somos oprimidas deste que nos entendemos por gente. Somos pressionadas a nos encaixar em padroes de imagem e comportamento que muitas vezes nao nos cabem, que nao tem NADA a ver com quem queremos ser. E sofremos vivendo um estereótipo, representando uma imagem para sermos aceitas . Empoderar-se é romper com esses padrões e aceitar-se como é.É ser quem voce decidir ser.  Fazer o melhor pelo que você tem, e sentir-se linda, única, à vontade com sua própria imagem,  e com suas escolhas, independente do padrão vigente.




Eu me empoderei quando

- Deixei de tentar ser magra e decidi ser SAUDÁVEL. Deixei de tentar vestir manequim 40, e decidi buscar um peso que seja adequado a minha idade, altura, tipo corporal e que me permita ter saude, manter minhas taxas sob controle e eliminar minhas dores articulares. Esse peso nao me fará magra. Me trará mais saúde. E nao me trará felicidade porque eu JÁ SOU FELIZ COMO SOU. Me amo e me aceito com o corpo que tenho, e o que faço hoje, é para buscar saúde.

- Aceitei meu cabelo crespo e há mais de 03 anos vivo sem usar químicas transformadoras no meu cabelo. SEMPRE QUIS FAZER ISSO. Mas sempre sucumbia à pressão e voltava a quimica. Até que chegando aos 40 anos (ah, os 40...) decidi que ia tentar. E aqui estou 03 anos depois, feliz da vida com meu crespo, me sentindo mais EU do que nunca. Uma jornada de autoaceitaçao e resgate do amor pelo meu cabelo, pq cresci aprendendo a achá-lo horrivel e tentar mudá-lo a qualquer custo. Pois agora foi ele quem me mudou.

- Tomei uma decisao em favor da minha qualidade de vida, e hoje priorizo a minha vida pessoal. Trabalho, tenho uma carreira da qual me orgulho, mas priorizo ter tempo para estar com minha familia, meus amigos e fazer o que gosto. Isso significou abrir mão de oportunidades que me proporcionariam salarios BEM maiores. Mas minha paz de espirito NAO TEM PREÇO.

E outras mulheres tem se empoderado de outras maneiras. Grávidas tem assumido as rédeas de seu processo e buscado orientaçao para ter seu parto natural, humanizado, ao inves de cesariana (veja bem isso eh uma questao de ESCOLHA. Estou falando das que decidiram fazer isso). Outras se empoderaram em relação a sua sexualidade. E por aí vai.

Empoderar-se é romper padrões. É remar contra a maré vigente. É sentir-se verdadeira, única.

E você, já encontrou na sua vida padrões para romper? Que poder precisa retomar, para encontrar o caminho da felicidade real?


Deixe um comentário