Se existe uma certeza num processo de emagrecimento, é que comer melhor e fazer exercicios, eh a parte mais fácil dele. Sempre acreditei nisso. Porque pra chegar nesses dois fatores, tinha que aprender a dar prioridade às minhas necessidades.  vencer a mim mesma, minha preguiça, meu desânimo, meu stress, meus problemas, minha vontade de agradar aos outros primeiro que a mim mesma, e minha falta de fé no próprio sucesso. É um processo que vem de dentro pra fora, construído tijolo a tijolo..mas uma vez que adquira fé, constância e bons hábitos...os resultados vêm!

Sei que meu corpo foi gordo a maior parte da minha vida. Por 39 anos, com alguns intervalos, eu o configurei cuidadosamente pra ser gordo, com beliscadas, abusos de comidas e bebidas fora de ocasião. Agora, para que ele aprenda a ser magro, coisa que ele nunca foi, a luta é longa. Eu comemoro cada kg que elimino, mas meu organismo se sente ameaçado e tenta segurar a todo custo os kgs que restam. Vai levar um tempinho até que ele entenda que pode sim, viver com esse peso a menos, sem entrar em modo de alerta. Por isso é preciso paciencia. É preciso incorporar os novos habitos, um a um, pacientemente. E é preciso me ensinar que eh possivel comer doce sim, mas na quantidade e momento certos. E é preciso aprender a dizer não, educadamente ou não, a tudo o que nao é conveniente ao meu objetivo de emagrecer.

E acima de tudo, é preciso VIVER! Não dá pra  eu esperar emagrecer pra ir a praia, a piscina, a uma festa. É preciso ocupar a mente de outras coisas que nao sejam apenas o emagrecimento, é preciso nutrir a alma, para que eu não confuda o tédio, a carência emocional, o stress, com fome física!

Pensando nisso tudo, eu tenho buscado reconstruir meus bons habitos, dia-a-dia:

- Ja por 3 semanas tenho conseguido caminhar mais de 3x por semana – na verdade tenho ido diariamente de 2ª a 6ª feira. Monitoro meu progresso com o endomondo e é tão bacana de ver o quanto avancei! Pra dar uma ideia: em dezembro, eu caminhei 4,52km em 48min. Essa semana (2 meses depois) eu fiz 6,87km/h em 48min! Caminhar virou um prazer  - saio de casa com o dia ainda amanhecendo, as luzes das ruas acesas...boto o som e vou embora, cantando, conversando com DEUS, agradecendo todo dia por me dar forças pra continuar, mesmo dormindo pouco e mal...desabafo meus problemas, minhas angustias e volto todas as manhãs pra casa mais leve e feliz! Caminhar eh de graça e o endomondo tb, só faltava a minha disposição!

- Me propus a participar, todo mês de um evento de caminhada/corrida. O primeiro do ano foi o Circuito Rio Antigo, dia 05/feb. Para março já me inscrevi no Circuito das Estações Adidas, e outros virão! 



- Tenho seguido o VP, anotado T-U-D-O, até aquela balinha que eu esquecia..rs..e finalmente nesse ano, emagreci 03 semanas seguidas! Meu peso de hoje 94,700kg(ontem era 94kg, mas estou em fase pré M, ja viu). Estou buscando me alimentar cada dia melhor, variando, aprendendo a comer novas coisas.

- E tenho mudado meu foco. Sou viciada confessa de internet e vivo zapeando em sites com materias de emagrecimento e tal. Mas tenho buscado ler outras coisas..decoração, literatura, qualquer coisa que mude minha atenção da comida. Convenci um amigo do trabalho(que tb esta tentando emagrecer) a todo dia depois do almoço, darmos uma caminhada e conhecermos lugares bacanas do centro do RJ. Ja fomos ao Paço Imperial, vimos algumas exposições no CCBB, visitamos igrejas históricas..sao passeios rapidos, gratuitos, que desviam a gente do stress do dia-a-dia, trazem momentos bacanas e não engordam! Estamos tentando convencer outros no trabalho a fazerem o mesmo..E se nao tiver ninguém..vou sozinha, fazer o quê?rs

E assim, dia-a-dia, vou me mudando, para ser a pessoa mais magra e saudavel que eu quero ser...O mundo à minha volta nao vai mudar para que eu emagreça, mas quando eu mudo a minha forma de ver e agir, as coisas se tornam mais fáceis..Jájá começam as viagens a trabalho e o desafio sera manter o foco e seguir em frente. Mas os beneficios do que ja conquistei são tão bons que tenho certeza de que nao vou querer pôr tudo a perder outra vez. E se acontecer..recomeço, quantas vezes forem necessárias..até chegar onde quero!

Beijos, aproveitem seu carnaval, divirtam-se, relaxem, comam o necessário, e terminem o feriadão com orgulho de si mesmas!

5 Comentários

  1. É inegável! Uma Cacau fortalecida, ainda mais preparada por dentro para as mudanças todas que estão aparecendo por fora! Orgulho total, amiga! Beijoca!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cacau!
    Passei aqui para retribuir e agradecer sua visita lá no magradepoisdos30!
    Já estou te seguindo, ok!
    Beijinhos e conte comigo nessa luta!

    ResponderExcluir
  3. Cacau!
    O negócio da sacolinha repete umas 4 ou 5 vezes, depende do tamanho de cada sacola.
    Agora quantas você tiver em casa... rs! Aí sim serão umas 80, 90x...
    Baixei hoje o endomondo. Amanhã começo a usá-lo!

    Bêjo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Cacau!!!
    Um grande prazer em te conhecer!
    Adorei o seu blog! Te achei muito animada e madura também. Adoro quando encontro amizades inteligentes e maduras, assim como você! Aprecio uma boa postagem. E mudar faz bem, sim! Também quero ser feliz e me sentir feliz com as minhas escolhas. Sabe, não desejo ser/estar magrela, mas me sentir bem! Me identifiquei muito com você, e, estarei sempre por aqui.
    Vi que você tem como musa a Paula Lima: ela é linda e canta muito!
    Com certeza já estou te seguindo.
    Estamos juntas!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cacau!
    Tá sumida! Volte logo!
    Um lindo domingo para você?
    Bj

    ResponderExcluir