“E eu vi mais outra coisa debaixo do sol: os velozes nem sempre vencem a corrida, e nem sempre os fortes vencem a batalha; os sábios nem sempre têm alimento, os inteligentes nem sempre têm riquezas, os que têm conhecimento nem sempre têm sucesso;+ porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles. (Eclesiastes 9:11)


Um pai de 40 anos que tem um AVC fulminante e morre....
Um pai que leva um tiro num assalto e está há meses em coma ...
Um diagnóstico de uma doença grave...
A perda de um emprego ....
Um fato inesperado que condena seu (único) imovel e você tem que sair – sem saber pra onde...


A vida é repleta de possibilidades. E dado que o desejo inato do ser humano é ser feliz, sempre pensaremos e planejaremos, boas coisas.

Mas a vida – no sistema de coisas que vivemos hoje – também traz muitas possibilidades ruins. 

Diante de tantos acontecimentos tristes que tenho acompanhado de pessoas bem proximas, esse tema me vem a mente: E quando o imprevisto nos sobrevém?

Não fomos criados para aceitar esses fatos. Nessa hora, a crença, a fé de cada um será seu norte para seguir em frente. E muitas vezes essa mesma fé é posta a prova, tamanha a dor que nos é infligida. Não pretendo falar em religião, pois é um tema de foro íntimo.

Mas o que me leva a reflexão é: ver tanta tristeza ao redor, tem me afetado, muito. E me faz pensar: 

Qual a minha capacidade de SUPERAR esses acontecimentos e seguir em frente?
Qual a minha capacidade de me REINVENTAR diante do inesperado?
Quanto da minha autoestima e senso de valor próprio, advém de quem eu SOU? E nao da aprovação alheia, ou do que eu possuo materialmente?
Quanto eu preparo minha familia para seguir em frente na minha ausência? Emocionalmente, e também materialmente?
Quanto estou preparada para CONSOLAR e AJUDAR os que amo, em momentos como esse?
Qual o tamanho da minha FÉ, diante da dor?
O quanto eu AGRADEÇO HOJE por tudo o que a vida me proporciona?

São tantos os questionamentos.  E para alguns deles, a resposta só virá se, e quando a situação de fato  sobrevier.

Até lá nos cabe apegar a fé. Dar valor as coisas que REALMENTE TEM VALOR. Dedicar meu tempo e energia no que é necessário. Amar e tornar meu amor palpável aos que amamos.

Acima de tudo parar de condicionar a felicidade a algo que virá. A hora de ser feliz é AGORA. O melhor momento da vida, é o momento presente. O amanhã é incerto. Vamos viver, agradecer, e celebrar o HOJE.


Por que assim como os momentos bons, os ruins...também passam. E dele podemos sair, cicatrizados pela dor, mas fortalecidos. E vendo tudo com outros olhos.

Nao temos respostas a todas as perguntas. E é nessa hora que o que somos e cremos faz toda a diferença em como passamos por momentos difíceis.

Nos resta amar, crer...e viver.









Deixe um comentário