Parece que foi ontem....


Em Agosto de 2011 fiz meu ultimo relaxamento . Meu cabelo sofreu um corte quimico e quebrou todo na parte de trás. E a dermatologista me aconselhou a ficar um ano sem usar nenhum produto quimico – relaxantes, permanentes, progressivas, etc. Na epoca informou que era grande o numero de mulheres que estavam indo ao consultorio com o mesmo problema – fios quebrados devido a produtos quimicos.


Aproveitei a recomendacao medica e pus em pratica um desejo antigo – o de usar meu cabelo sem nenhuma quimica, usa-lo Crespo como ele sempre foi. Ja havia tentado anos atrás, mas por falta de informação nao aplicava os cuidados necessários, danificava o cabelo e acabava voltando para o permanente afro. 


Como meu cabelo estava muito danificado, optei por colocar megahair, que usei de novembro/2011 até janeiro de 2013. E dia 25/janeiro/2013 tirei o mega e comecei a usar meu cabelo natural.

Mega Hair em Janeiro de 2013, pouco antes do BC

Fotos do dia do BC - Big Chop, ou grande corte (entendedores, entenderao!rs)

Apesar de toda a excitação por finalmente fazer  algo que sempre quis, o começo foi dificil. Cheguei a tentar fazer (novamente) um relaxamento mas graças a DEUS uma profissional bastante consciente me disse que eu deveria fazer muitas hidratações no cabelo para recuperá-lo depois de tanto tempo usando o megahair, e voltar la depois de 3 meses. Continuei hidratando…e nunca mais voltei.

Marco 2014

Marco 2014


Bom, ja que era para cuidar, parti para a internet. E descobri um mundo de informações, de mulheres que estavam na mesma jornada, algumas comecando, outras ja há algum tempo. Blogs, sites, canais do You Tube, existe informação de sobra para quem hoje pretende cuidar do seu cabelo sem recorrer a produtos quimicos. E por esses caminhos da vida, me tornei moderadora, com mais duas amigas, de um grupo no facebook, o Crespíssimos que trata dos cuidados com cabelos sem quimica. Somos hoje 6mil mulheres unidas  pela vontade de cuidar do nosso cabelo tal como ele é.


A melhor palavra que define minha jornada é ACEITAÇÃO. Crianças negras foram criadas para rejeitar seu cabelo. A principal coisa que aprendemos desde cedo é que seu cabelo é ruim, feio e precisa ser modificado de qualquer maneira, a qualquer custo. A ferro, a fogo, a soda cáustica, a óleo quente e a tantos outros metodos ja inventados para “amansar” nossos fios. Muitas mulheres simplesmente NAO CONHECEM seu proprio cabelo, NUNCA O VIRAM NATURAL – porque ele foi modificado, relaxado, alisado, desde que elas eram muito pequenas. E muitas se surpreendem quando descobrem como seu cabelo realmente é.

Janeiro 2014

Um cabelo diferente a cada dia... a pergunta mais comum: Cortou? rsrsrs Nao! 

Ter um cabelo CACHEADO é relativamente mais fácil de aceitar – a midia ainda retrata mulheres negras com cabelos cacheados. Mas os CRESPOS ENCARAPINHADOS - como o meu, e que sao boa parte da população feminina negra brasileira - sao solenemente ignorados ou menosprezados, pela mídia e pela industria cosmética, e muitas vezes até nas redes sociais e grupos que tratam do assunto. 

Só muito recentemente isso tem mudado e algumas crespas tem aparecido em algumas peças publicitárias. Mas quando você tem muita certeza do que quer, nao ter um referencial externo não é um problema. Seu referencial passa a ser VOCÊ MESMA e as possibilidades que você descobre na sua jornada. Além das mulheres incríveis que conheci através do mundo crespo - lindas, inteligentes, antenadas, e que fazem um trabalho sensacional de empoderamento e aceitação da mulher negra. Essas sim, sao meu referencial. 

Fevereiro 2014
Falando por mim:  foi a melhor decisão que tomei nos ultimos tempos. AMO meu cabelo, sempre me identifiquei com ele e agora tenho formas de cuidar dele como necessário. No grupo compartilhamos dicas, receitas caseiras, recuperamos cuidados que nossas avós tinham – e funcionam muito bem. Acima de tudo, recuperamos nossa história, nossa ancestralidade. Nossa IDENTIDADE.

Turbantes, a mais nova paixao!


Ser ou nao crespa natural EH UMA OPÇÃO. O mais importante é descobrir que a quimica é APENAS UMA POSSIBILIDADE. Aliso, relaxo, escovo  SE E QUANDO EU QUISER. Nao eh mais uma obrigação para que eu me sinta bonita, aceita. O futuro é uma incognita, mas posso dizer que hoje, a quimica nao me faz nenhuma falta!

Marco 2015


Permita-se experimentar. Recomendo!


2 Comentários

  1. A parte da ACEITAÇÃO é a mais importante de todas. E com boa vontade, a gente vai criando novos meios de lidar com tudo. O cabelo curtinho fica ótimo em você, o turbante um ARRASO! Adorei! Fico feliz com toda essa reflexão super positiva! Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Rachel. Vivemos num mundo que quer que as mulheres se odeiem - pq mulheres insatisfeitas, compram mais. Aprender a se aceitar eh uma jornada que temos que encarar sozinhas. Ja ha alguns anos tenho embarcado na aceitacao do meu cabelo, das minhas formas, e de buscar minha melhor versao. E estou feliz assim. Beijos!

      Excluir