Sou comedora compulsiva, fato. Mas sempre acreditei que quando se eh compulsivo, vc desenvolve a compulsao para qualquer coisa que te traga prazer. No meu caso foi a comida a maior parte do tempo. Mas ja foi com fazer compras, e outras coisas. Outros sao compulsivos em jogos, sexo, drogas, álcool, etc.

O fato eh que, o que eu tenho aprendido eh que a chave de se livrar da compulsao, eh encontrar prazer em outras coisas, e aprender a equilibrar a vida como um todo, pra que o gatilho da compulsao nao seja acionado.

Pensando assim, ja ha alguns anos eu venho tentar organizar a minha vida em varios sentidos. Um deles, o financeiro. Eu ERA gastadora compulsiva. Daquela que era cliente VIP de SPC e SERASA sabe? Todo ano entrando e saindo. Torrava dinheiro com roupas, sapatos, restaurantes e o que mais me desse prazer. E vivia endividada. Em 2008 eu consegui quitar todas as minhas dividas e prometi que nunca mais me endividaria de novo. E ai...com o nome limpo os bancos comecam a te seduzir de novo neh...qdo vi estava de novo com 5 cartoes de credito e em menos de 1 ano, estourei os 05 e ainda tinha 03 emprestimos gigantes pra pagar.

Assim como cansei de ser gorda, cansei de viver endividada e todo ano pegar  e todo dinheiro extra que entra na minha vida, pra dar pra financeiras. Mas..tinha que pagar as dividas neh? E fui pagando, aos poucos, uma a uma. Foram quase 2 anos no sufoco.  Ate que este mês..paguei as ultimas que restavam. E estou experimentando uma sensacao maravilhosa e estranha pra mim – a de receber o salario do mes e nao ter dividas pra pagar. Nenhum acordo de cartao, nenhum emprestimo, so as despesas correntes – que nao sao poucas, claro. E de ver parte do meu salario LIVRE pra eu fazer o que eu quiser – até poupar! Juro que olho minha planilha toda hora pra ver se eu realmente nao esqueci de nada...rs

O primeiro impulso eh de fazer uma lista do que eu poderia comprar com o dinheirinho livre. Mas quero aprender a me segurar e investir. Aprender a ver o dinheiro parado na conta, na poupanca, e nao gastar. 

Parando pra pensar, nao eh o mesmo que ver a comida na geladeira e nao comer? Eh deixar de pensar na satisfacao imediata (de comer na hora q se quer)  para pensar a longo prazo (pensar no corpo que se quer).

Enquanto decido o que fazer, decisoes ja tomei no sentido do que quero:

- Quero prosperidade com sustentabilidade.  Isso pra mim significa viver dentro do que ganho e aprender a investir  para realizar meus sonhos!
- Se for inevitavel, vou ter NO MAXIMO 1 cartao de credito;
- So comprar coisas a vista. Aprender a juntar o dinheiro e comprar, podendo negociar precos, ao inves de financiar varias coisas ao mesmo tempo para ficar maluca depois, e pagar fortunas em juros, com financiamento e atrasos de pagamento. Pode demorar, mas vale a pena!

Eh  aprender uma nova maneira de viver. Tenho que domar o monstrinho gastador todos os dias dentro de mim. Mas eu consigo! Da mesma forma que estou aprendendo a domar o monstrinho comedor. Rsrsrs

Beijos e que todas possam melhorar suas relacoes na vida!

4 Comentários

  1. É isso aí, Cacau!
    Essa sensação deve ser um alívio mesmo!
    Aqui em casa é um cartão de crédito por cabeça, cada um se responsabiliza pelo seu, e temos um cartão para a casa, que é onde pagamos as contas da casa (para acumular milhas).
    Acho importante ter um cartão de crédito à mão sim, te livra de algumas enrascadas, mas tem que saber usar, pede pro banco reduzir o seu limite, se você ainda se sente insegura com isso. Coloque um teto que você pode bancar, mas se planeja para nunca alcançá-lo.
    Bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alivio mesmo Clarinha! Eu nao vou ter cartao de credito tao cedo, pq mudei de emprego ha pouco tempo e pq os bancos levam um tempo pra considerar seu historico "limpo" e te liberar credito de novo. Eu queria mesmo era viver SEM cartao de credito, mas hj eh impossivel, ja me vi em duas situacoes em que nao se aceita dinheiro vivo, so cartão. Surreal! Mas a hora que voltar a ter, vai ser mesmo de um limite bem baixo, pra nao correr o risco de me enrolar de novo. Nao quero nunca mais esse sufoco na minha vida! Beijos e firme ai!

      Excluir
  2. NOssa amiga, minha relação com dinheiro é meio parecida com a sua, mas estou a cada dia aprendo a lidar melhor com ele..
    Um sonho é não ter contas como vc descreveu, mas sim ter dinheiro para comprar a vista.

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh dificil segurar a onda e nao gastar. Mas eu to aprendendo...cansei de cometer os mesmos erros! Bjs!

      Excluir