Visitando os blogs me deparei com o post de uma blogueira querida, que esta numa dúvida tremenda quanto a tomar ou nao sibutramina, receitada pelo médico.

Eu me vejo na mesma situação. Desde março deste ano, estou com uma receita de sibutramina, dada pela minha medica. Ela ja me sugeriu em outras ocasiões mas eu recusei - fiz todos os fitoterápicos que ela me receitou, mas declinei da sibu. Dessa vez, fui eu quem eu pedi a receita. Mas nao fiz o remedio. Por várias razões:

1) 1) Sei que sou relapsa pra tomar remedios (nao apenas os pra emagrecer) – esqueco os horarios, tomo o da manha e esqueco o da tarde, tomo num dia e esqueco no outro..e dessa forma nao vejo o resultado;

2) 2)Sabendo do motivo numero 1, tenho medo do efeito quando parar de tomar;

3) Eu quero muito emagrecer sozinha.Nao quero ser “emagrecida” por remedio nenhum..Mas o ponto é....com IMC 34, e alguns problemas de saúde, será que nao é hora de pensar em tomar?

A ultima vez que me receitaram sibutramina foi em 2005 ou 2006, nao me lembro direito. Aconteceu o que relatei acima – nao tomava o remedio direito, emagreci pouco ou nada, e larguei tudo pra lá. Nao me lembro de ter engordado horrores depois - na verdade achei que nao fez efeito algum.rs

O fato eh que tomando remedio ou nao, a reeducação alimentar continua sendo necessária. O remedio, como a cirurgia bariátrica, por exemplo, sao instrumentos que AUXILIAM o processo, mas o milagre continua sendo MEU. Se nao mudar hábitos, se a mudança não for interna...vai ficar dificil mesmo com balão, redução ou com medicamentos.

Ainda não sei se vou ou não, em algum momento, tomar o remédio. Até agora não o fiz. Mas se o fizer..vai ser com a consciência de que ele sozinho nao resolve o problema. A responsabilidade pelo resultado continua sendo MINHA. E vai ser com o acompanhamento mensal do médico, principalmente considerando que recentemente tive episódios de hipertensão (tb causados pelo aumento de peso).


É uma decisao dificil, mas é um assunto que precisa deixar de ser tabu nessa blogosfera que eu amo tanto... como se tomar um medicamento ou optar pela cirurgia fosse "escolher o caminho mais fácil". É lindo quando alguem emagrece 20, 30, 40,50kg sem medicamentos e cirurgia. É fato que teoricamente todo mundo é capaz de conseguir, mas também é fato que na prática nem todo mundo consegue. Cada um precisa saber da sua situação, avaliar se vai tomar o remedio porque sente que precisa de ajuda, ou porque acha que ele vai te emagrecer. Seja qual for o caminho escolhido, que seja tomado e seguido com consciencia de suas proprias responsabilidades e com orientação médica SÉRIA - fazer os exames necessários, avaliar os riscos (nem todo mundo pode tomar medicamento ou é elegível pra cirurgia, há riscos) e se cuidar.

E a pior coisa que se pode fazer...eh nao fazer NADA.

#Prontofalei!

2 Comentários

  1. Oiee...é a decisão de tomar ou não remedio é complicado...as vezes tem pessoas que precisao deste suporte..bengala como eu digo..heheh.. gostei do post. beijaoooo

    ResponderExcluir
  2. Concordo que cada um tem que avaliar a sua situação, em particular, porque não somos genéricos, cada um tem uma história, o organismo funciona assim ou assado conforme mil coisas etc. O fato é que com ou sem remédio, com ou sem cirurgia, sem reeducação nada acontece, pelo menos do jeito que deve acontecer. E você tocou nesse ponto de forma bem correta. Cabe avaliar. O que no passado não daria tão certo pode dar agora? O que antes foi tão perfeito agora é suficiente, ainda? O que desejo é que você e todos os que estão pensando, em dúvida sobre usar ou não usar, façam uma avaliação bacana, para que a decisão seja bem fundamentada e, se utilizarem, que seja com responsabilidade, disciplina, tudo direitinho para que ele seja um coadjuvante para o bem, e não para enrolar ainda mais o meio de campo, porque aí, ninguém merece,não é?
    Parabéns pelo vestido 48 da Renner, logo vestirá também as calças, vá em frente com bastante garra. Beijos amiga! Saudade!

    ResponderExcluir